Entenda seus direitos em caso de perda ou roubo de cartão de crédito, e o que fazer para evitar prejuízo
Se você já passou pela situação de perder ou ter o seu cartão de crédito roubado, sabe o quanto isso pode ser estressante e preocupante. Afinal, você pode ficar sem acesso ao seu dinheiro e ainda correr o risco de ter o seu cartão usado por terceiros, gerando cobranças indevidas e até mesmo dívidas.
Mas você sabia que existem alguns direitos que protegem o consumidor nesses casos? E que há algumas medidas que você pode tomar para evitar ou minimizar o prejuízo? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.
O que fazer em caso de perda ou roubo do cartão de crédito?
O primeiro passo é comunicar imediatamente a administradora do cartão, solicitando o bloqueio ou cancelamento do mesmo. Essa comunicação pode ser feita por telefone, internet ou aplicativo. É importante guardar o protocolo ou comprovante da solicitação, pois ele pode ser útil em caso de contestação de compras feitas após a perda ou roubo.
Além disso, se você tiver sido vítima de roubo, é recomendável fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, relatando o fato e informando os dados do cartão. Isso pode ajudar a comprovar que você não foi o responsável pelas compras realizadas com o cartão.
Quais são os direitos do consumidor nessa situação?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor não pode ser responsabilizado por compras feitas com o cartão após a comunicação da perda ou roubo à administradora. Ou seja, se alguém usar o seu cartão sem a sua autorização depois que você avisou a empresa, você não terá que pagar por essas compras.
Além disso, se houver alguma cobrança indevida na sua fatura, você tem o direito de contestá-la junto à administradora, que deverá suspender a cobrança até a solução do problema. Se a administradora não resolver a questão em até cinco dias úteis, você pode procurar um órgão de defesa do consumidor, como o Procon, ou a Justiça.
Como evitar ou reduzir os danos?
Para evitar ou reduzir os danos causados pela perda ou roubo do cartão de crédito, é importante tomar alguns cuidados, como:
- Não anotar a senha do cartão no próprio cartão ou em um papel que fique junto com ele;
- Não emprestar o cartão para outras pessoas;
- Não informar os dados do cartão por telefone, e-mail ou redes sociais;
- Verificar sempre a procedência dos sites e aplicativos onde você usa o cartão;
- Acompanhar regularmente os extratos e as faturas do cartão;
- Usar recursos de segurança, como senha, biometria ou reconhecimento facial para liberar o uso do cartão.
Agora que você já sabe quais são os seus direitos e como agir em caso de perda ou roubo do cartão de crédito, esperamos que você possa ficar mais tranquilo e protegido. E se você gostou deste post, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a se informarem sobre esse assunto!
Share this content: