MEI tem direito ao auxílio doença? Saiba como solicitar esse benefício
Você é um microempreendedor individual (MEI) e está se perguntando se tem direito ao auxílio doença? Sem enrolação, a resposta é sim, mas existem alguns requisitos que você precisa cumprir para ter acesso a esse benefício. Neste post, vamos explicar quais são esses requisitos, como solicitar o auxílio doença e quais são os documentos necessários. Confira!
O que é o auxílio doença?
O auxílio doença é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que ficam incapacitados temporariamente para exercer suas atividades por motivo de doença ou acidente. O valor do benefício corresponde a 91% do salário de benefício do segurado, que é calculado com base nas suas contribuições.
Quem tem direito ao auxílio doença?
Para ter direito ao auxílio doença, o MEI precisa cumprir os seguintes requisitos:
- Estar inscrito no MEI há pelo menos 12 meses;
- Estar em dia com as suas contribuições mensais (DAS-MEI), que correspondem a 5% do salário mínimo vigente;
- Ter uma perícia médica realizada pelo INSS que comprove a sua incapacidade para o trabalho.
Como solicitar o auxílio doença?
Para solicitar o auxílio doença, o MEI deve seguir os seguintes passos:
- Acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e fazer o login com o seu CPF e senha;
- Clicar na opção “Agendar Perícia” e escolher a agência do INSS mais próxima de você;
- Comparecer à agência no dia e horário marcados, levando os documentos necessários;
- Aguardar o resultado da perícia médica, que será informado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Quais são os documentos necessários?
Para solicitar o auxílio doença, o MEI deve apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto e CPF;
- Comprovante de inscrição no MEI;
- Comprovantes de pagamento das contribuições mensais (DAS-MEI);
- Atestados médicos, exames, laudos e receitas que comprovem a sua condição de saúde.
Por quanto tempo o MEI pode receber o auxílio doença?
O tempo de duração do auxílio doença depende da avaliação médica do INSS, que pode determinar um prazo para a recuperação do segurado ou solicitar novas perícias periódicas. O benefício pode ser cancelado se o segurado recuperar a capacidade para o trabalho ou se não comparecer à perícia de revisão.
Como fica a situação do MEI durante o recebimento do auxílio doença?
Durante o recebimento do auxílio doença, o MEI continua sendo obrigado a pagar as suas contribuições mensais (DAS-MEI), pois isso garante a manutenção do seu benefício e dos seus direitos previdenciários. Além disso, o MEI pode continuar exercendo a sua atividade empresarial, desde que não comprometa a sua recuperação e não contrarie as recomendações médicas.
Compartilhe esse post com seu amigo ou familiar que é MEI e pode se beneficiar com essas informações.
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