Trabalhei menos de um ano e fui demitido. Tenho direito a quantas parcelas do seguro desemprego?

Você trabalhou menos de um ano e foi demitido sem justa causa? Você pode ter direito ao seguro desemprego, um benefício que ajuda os trabalhadores que perderam o emprego a se manterem financeiramente até encontrarem uma nova oportunidade. Mas como saber se você tem direito e como calcular o valor e o número de parcelas do seguro desemprego? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Confira!

O que é o seguro desemprego?

O seguro desemprego é um benefício pago pelo governo federal aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e que estão em busca de um novo emprego. O objetivo é garantir uma renda temporária para que o trabalhador possa se recolocar no mercado de trabalho sem comprometer suas necessidades básicas.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

Para ter direito ao seguro desemprego, é preciso cumprir alguns requisitos, que variam de acordo com a categoria profissional do trabalhador. No caso dos trabalhadores formais, ou seja, aqueles que têm carteira assinada, os requisitos são:

  • Ter sido demitido sem justa causa;
  • Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) nos últimos 36 meses;
  • Não possuir renda própria suficiente para o seu sustento e de sua família;
  • Não estar recebendo outro benefício da Previdência Social, exceto auxílio-acidente ou pensão por morte.

Além disso, é preciso observar o tempo mínimo de trabalho exigido para cada solicitação do seguro desemprego. Veja a seguir:

  • Primeira solicitação: é preciso ter trabalhado pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data da dispensa;
  • Segunda solicitação: é preciso ter trabalhado pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data da dispensa;
  • Terceira e demais solicitações: é preciso ter trabalhado pelo menos 6 meses imediatamente anteriores à data da dispensa.

Portanto, se você trabalhou menos de um ano e foi demitido sem justa causa, você pode ter direito ao seguro desemprego na sua primeira ou segunda solicitação, desde que tenha cumprido o tempo mínimo exigido para cada caso.

Como calcular o valor e o número de parcelas do seguro desemprego?

O valor e o número de parcelas do seguro desemprego dependem da média salarial dos últimos três meses anteriores à dispensa e do número de vezes que o trabalhador já recebeu o benefício.

Para calcular o valor do seguro desemprego, é preciso aplicar uma fórmula que leva em conta a média salarial e a faixa salarial em que o trabalhador se enquadra. Veja como funciona:

  • Se a média salarial for até R$ 1.599,61, multiplica-se esse valor por 0,8 (80%);
  • Se a média salarial for de R$ 1.599,62 até R$ 2.666,29, multiplica-se o que exceder a R$ 1.599,61 por 0,5 (50%) e soma-se a R$ 1.279,69;
  • Se a média salarial for acima de R$ 2.666,29, o valor do seguro desemprego será de R$ 1.813,03, independentemente do valor da média salarial.

O valor mínimo do seguro desemprego é igual ao salário mínimo vigente, que em 2023 é de R$ 1.147,00. O valor máximo é de R$ 1.813,03.

Para calcular o número de parcelas do seguro desemprego, é preciso considerar a faixa salarial e o número de meses trabalhados nos últimos 36 meses. Veja a tabela abaixo:

Faixa SalarialNúmero de Meses TrabalhadosNúmero de Parcelas
Até R$ 1.599,61De 6 a 11 meses3 parcelas
Até R$ 1.599,61De 12 a 23 meses4 parcelas
Até R$ 1.599,61A partir de 24 meses5 parcelas
De R$ 1.599,62 a R$ 2.666,29De 6 a 11 meses3 parcelas
De R$ 1.599,62 a R$ 2.666,29De 12 a 23 meses4 parcelas
De R$ 1.599,62 a R$ 2.666,29A partir de 24 meses5 parcelas
Acima de R$ 2.666,29De 6 a 11 meses3 parcelas
Acima de R$ 2.666,29De 12 a 23 meses4 parcelas
Acima de R$ 2.666,29A partir de 24 meses5 parcelas

Vale lembrar que o número de parcelas pode ser reduzido em caso de nova solicitação do benefício dentro do período de 16 meses.

Como solicitar o seguro desemprego?

Para solicitar o seguro desemprego, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:

  • Reunir os documentos necessários, que são: carteira de trabalho, documento de identificação, comprovante de inscrição no PIS/PASEP, requerimento do seguro desemprego (fornecido pelo empregador), termo de rescisão do contrato de trabalho, comprovantes de recebimento dos salários dos últimos três meses e extrato do FGTS;
  • Agendar o atendimento em um dos postos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), pelo site https://www.gov.br/trabalho/pt-br ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Comparecer ao local agendado com os documentos e fazer a solicitação do benefício;
  • Aguardar a análise e a liberação do benefício pelo MTE;
  • Receber as parcelas do seguro desemprego na conta bancária informada ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.

O prazo para solicitar o seguro desemprego é de 7 a 120 dias após a data da dispensa.

Esperamos que este post tenha esclarecido suas dúvidas sobre o seguro desemprego. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a se informarem também.

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